top of page
Buscar

CONTRATO DE GESTÃO DAS EQUIPES NAVEGANTES POR ÁREA

PLAN / DO: COMO A PRÁTICA É PLANEJADA E REALIZADA: O contrato de gestão da unidade é estratificado desde 2020, quando a prática passou a ser implementada pelo SescRS. A estratificação se dá em indicadores e metas para cada área da unidade, áreas de serviços e de apoio. Estes indicadores juntos devem atingir os resultados globais da unidade. Na primeira RGQ do ano (reunião com participação de todos os colaboradores), a direção realiza o alinhamento global da gestão corporativa e a da Unidade, com a seguinte pauta:

• Apresentação dos resultados do ano anterior da unidade;

• Apresentação do plano estratégico Sesc/RS do ano vigente;

• Realização de alinhamento com as práticas da unidade;

• Apresentação do contrato de gestão da unidade.

Posteriormente, são realizadas as reuniões individuais, por áreas, para apresentação e esclarecimento de dúvidas do CONTRATO DE GESTÃO DAS EQUIPES, nesse momento todos os colaboradores dos setores participam e assinam os seus contratos, gerando comprometimento, entendimento e engajamento com os resultados. Diante da pandemia, as reuniões foram realizadas com as áreas individualmente, tanto presencial como online. Em 2022 o formato presencial foi retomado, além disso, foram estratificados os resultados operacionais, incluindo: portaria e manutenção.

CHECK: RESULTADOS ALCANÇADOS Os resultados são acompanhados mensalmente pela direção da Unidade, em reuniões com os técnicos responsáveis das áreas. Nas áreas, cada técnico, juntamente com suas equipes, são responsáveis por planejar e executar as ações necessárias para atingimento de metas ou melhoria de processo. Nas reuniões dos técnicos, muitas ações em conjunto entre as áreas são pensadas e implementadas quando necessário e adequado.


Resultados Qualitativos:

• Envolvimento de toda a equipe da unidade;

• Entendimento sobre metas e responsabilidades;

• Percepção da responsabilidade com o resultado;

• Gestão transparente;

• Engajamento da unidade para com um propósito único, que é o atingimento das metas estabelecidas. Resultados Quantitativos:

• Resultado da performance estratégica: 2020: 91,56%. Ressaltando que o Sesc Navegantes, assim como as demais unidades, foi profundamente atingido pela pandemia, em função de não atendimento dos 9 municípios da abrangência, o impacto no restaurante pela redução e fechamento do comércio, além das restrições do Sesquinho, Criar e de todas as demais atividades da unidade. Mesmo neste cenário, a Unidade conseguiu um excelente resultado em performance de contrato de Gestão. 2021: 97,17%. Em 2021 a Unidade buscou alternativas viáveis para potencializar as ações, mesmo com as restrições da pandemia. O resultado do contrato de gestão apresentou uma ótima performance. 2022: 99,94 (resultados até outubro de 2022). A Unidade, em 2022, vem retomando sua potência, estabelecendo um ótimo nível de crescimento da utilização dos serviços da unidade e na área de abrangência, fazendo assim com que a capacidade instalada esteja em patamares muito significativos, retomando inclusive o seu quadro de colaboradores nos patamares pré-pandemia.

• Satisfação do cliente: Ø 2020: Meta: 75% / Realizado: 90,87% Ø 2021: Meta: 80% / Realizado:88,84% Os clientes foram diretamente atingidos pelas restrições da pandemia, porém os atendimentos foram adaptados para a forma online. Desta maneira, não impactando na qualidade dos serviços que foi percebida pelos clientes.

• Satisfação do colaborador: Ø 2020: Meta: 85% / Realizado: 95% Ø 2021: Meta: 87% / Realizado: 97% Ø 2022: Meta: 90% / Realizado 98% Os colaboradores foram igualmente impactados pelas restrições da pandemia, apresentando na época redução do número de colaboradores e tendo contratos de trabalho reduzidos ou suspensos. Este desempenho demonstra o compromisso da unidade Navegantes com o atingimento dos seus resultados e demonstra o esforço adicional de todos para manter o ambiente de trabalho positivo, sem descuidar de todas as regras de saúde e com o foco no cliente. Em 2022, a Unidade apresenta um resultado consolidado, alicerçado por uma gestão transparente, onde as pessoas se sentem pertencentes, mantendo uma participação efetiva na construção da estratégia, num ambiente de escuta e com autonomia para opinar e executar, dentro dos parâmetros definidos pela instituição.

LEARN: APRENDIZADO/INOVAÇÃO O atingimento do CONTRATO DE GESTÃO da Unidade e das EQUIPES é mais efetivo quando o colaborador consegue enxergar sua parcela de contribuição efetivamente para o atingimento do resultado global da unidade. Desta forma, fica mais evidente o impacto que cada um tem no todo, gerando compromisso e responsabilidade com os resultados da unidade e consequentemente com o Sesc/RS. Inovação:

A direção da unidade realiza essa descentralização dos resultados, atingindo todos os níveis das áreas, das lideranças até o nível mais operacional. O Contrato de Gestão das Equipes, em 2021, estava estratificado da seguinte forma:

• Serviços Gerais

• SAC

• Academia

• Restaurante

• Sesquinho

• Odonto

• Criar

• Esporte

• Cultura / maturidade / iniciação

• Biblioteca


Como melhoria, para 2022, foram estratificados os resultados também para o grupo de apoio operacional como: manutenção e portaria, totalizando 100% da equipe. Outra melhoria para 2022 foi a implementação da reunião de prévia de fechamento do ano, onde os técnicos apresentam seus resultados executados até início de dezembro, para que seja possível replanejar ações, de curto prazo, ainda para o fechamento do ano. A principal mudança realizada na prática é que o melhor resultado de performance do contrato de gestão por área será reconhecido na primeira RGQ de 2023, com a intenção de fomentar práticas e resultados inspiradores para toda a equipe. A prática não possui benchmarking, pois se tratou de uma prática inovadora e foi apresentada para outras unidades. Importante: As demais evidências da prática estão salvas no arquivo em anexo do Portal: Evidências Prática Contrato de Gestão Sesc Navegantes.



NOME DO RESPONSÁVEL: Priscila Miranda de Oliveira

EMAIL: pmoliveira@sesc-rs.com.br



CONTRATO DE GESTÃO EQUIPE NAVEGANTES POR ÁREA
.pdf
Download PDF • 212KB



1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page