top of page
Buscar

Engaja

Nome da Prática: ENGAJA

Fundamento: Gestão de Valor

Descrição da prática: Significado de engajamento é “empenho em uma causa”, a palavra engajar tem origem etimológica do francês engager, que no português significa comprometer-se, empenhar ou contratar. Assim, segundo o dicionário, engajamento é o ato ou efeito de envolver-se ao serviço de uma ideia ou causa. A prática Engaja tem o objetivo de mapear e integrar diversas ações corporativas e locais que se entrelaçam com o mesmo propósito de fortalecer relações em busca da fidelização dos alunos, contribuindo com a captação e a permanência dos mesmos e ao mesmo tempo permitir que cada colaborador perceba que sua ação individual faz parte do todo em busca do compromisso com a missão e com a Gestão da Permanência auxiliando a alavancar e manter diversos indicadores. Vai além da satisfação, é o sentimento de pertencimento, é o vínculo criado pelos envolvidos com suas atividades e a empresa desenvolvendo uma relação de reciprocidade.


O Engaja mapeia e integra ações como por exemplo: ADM nas Redes: Divulgação de ações e atividades que despertam o interesse de novos alunos; Aproximação com alunos e valorização da participação e profissionalismo; Geração de Valor; Visibilidade; Engajamento nas redes sociais; Compromisso com as partes interessadas; Compartilhamentos e comentários espontâneos entre os envolvidos e marcados.

Indicadores Envolvidos: IDV; IP; Satisfação dos Clientes; NPS; % Evolução de Matrículas; % Lembrança espontânea em capacitação profissional


Pós-venda – inserção no grupo de whats após a matrícula: Momento de integração; Aproximação com alunos matriculados antes do início das aulas; Apresentação da equipe; Geração de Valor; Visibilidade; Compromisso com as partes interessadas; Informação clara, objetiva em tempo hábil e para todos.

Indicadores Envolvidos: ICG; IP; Satisfação dos Clientes; NPS; % Lembrança espontânea em capacitação profissional


Temos Vaga: Divulgação de Vagas aproximando os alunos do mercado de trabalho; Compromisso com a Missão; Estreito laço entre empresas e escola; Credibilidade e boa aceitação entre empresas; Espaço na escola para seleção; Oportunidades para quem está se qualificando; Preparação para seleções e atender as exigências do mercado; Geração de Valor; Visibilidade; Compromisso com as partes interessadas

Indicadores Envolvidos: % Egressos Trabalhando; IP; % Satisfação dos Clientes; NPS; % Lembrança espontânea em capacitação profissional


PDCL

Planejamento: Buscando identificar as diversas práticas realizadas no curso Técnico em Administração Senac Bagé, surge em 2020 o projeto Engaja, com o objetivo de mapear as ações diárias do curso que contribuem para os resultados da Escola e interagem com os indicadores de suma importância para o desempenho da unidade. Sendo assim, foram identificadas as práticas, separadas em corporativas, da escola e específicas do curso Técnico em Administração. Na sequência, foram graficamente representadas com a criação de identidade visual que possam ser identificadas pelos alunos, colaboradores e partes interessadas. Descritas individualmente e vinculadas aos indicadores em que as práticas contribuem. Neste contexto, foram mapeadas as seguintes práticas Específicas do Curso Técnico em Administração: Adm nas Redes; ADM Bem-vindo; ADM Informa; Briefing; Temos Vagas; ADM Soluciona; Desafios ADM; ADM Atuando; ADM Social; Feira de Negócios; Consultoria ADM; ADM Integra, entre outros, sendo quase 30 ações específicas do curso. Integradas a essas práticas, estão as ações realizadas pela unidade com a participação do curso como: Acolhimento, Circuito das profissões, formaturas. E as práticas corporativas, como a Blackboard, FO, Experience


Execução: Com o mapeamento realizado, equipe de docentes apropriada do projeto, passou-se a utilizar uma comunicação gráfica com alunos, equipe de colaboradores da escola e partes interessadas. Exemplo: Temos Vaga. Essa prática é reconhecida por toda a equipe da escola, sempre que uma oportunidade é identificada é imediatamente encaminhada para divulgação e acompanhamento. Sendo assim, aproxima a sensação de que todos somos responsáveis pelo sucesso do aluno. O mapeamento também é utilizado pelo setor de vendas para apresentação do curso e aula inaugural encantando os alunos com as práticas que terão experiência.


Verificação: As práticas que encontram-se no Engaja foram todas testadas e aplicadas em diversos ciclos. Constantemente são atualizadas e novas práticas inseridas.


Aprendizado: Todos somos responsáveis pelo processo, o engajamento da equipe com o sentimento de fazer parte e contribuir para os resultados da unidade; Contribuições para o pertencer; Nível de satisfação dos alunos e colaboradores; Organização e comunicação clara e identificada; Visibilidade para a escola e curso.



NOME DO RESPONSÁVEL: Maliele Oliveira de Araújo

EMAIL: moaraujo@senacrs.com.br




Engaja
.pptx
Download PPTX • 29.68MB




4 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page