top of page
Buscar

Equipe Qualificar

ODS 1: Erradicação da Pobreza


A equipe qualificar teve sua primeira formação e o primeiro sistema de trabalho definidos em 2006, quando a Unidade recebeu o desafio de Representar o Sesc/RS no Prêmio Qualidade RS do PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) de 2007. Desde então a equipe se mantém ativa, com atualizações de representantes, organização e método de trabalho.


Hoje, a equipe é formada por todos os representantes de multiplicadores e facilitadores da Unidade e o objetivo da equipe é canalizar os esforços para o atingimento das estratégias, envolvendo as pessoas com potencial para desenvolver e realizar todas as ações que englobam a gestão da Unidade.


O calendário de todas as ações são anuais e a execução envolve tudo que for necessário para o alcance das estratégias e envolvimento da equipe para o bem-estar de todos e alcance dos resultados sustentáveis.


A prática foi inspirada como benchmarking no grupo do Sesc Centro, hoje Sesc Alberto Bins, que na candidatura ao PQRS 2007, também criou uma equipe de melhoria e hoje ela é chamada de Equipe Q.


A equipe vigente em 2021 teve uma reestruturação de representatividade da Unidade, ampliando o número de participantes e controlando todas as ações no SA.


Os participantes são: multiplicadora da excelência, de mídias, endomarketing e integrante da CIPA, além de representantes das áreas da Unidade e subgerência. A formação atual conta com 8 pessoas.


O desafio da gestão da Unidade foi a retomada dos serviços, dentro dos protocolos estabelecidos, durante a pandemia. Dentre os principais objetivos da equipe estão:

- Manter o cumprimento dos protocolos e das legislações vigentes, atentos as alterações,

- Garantir a execução dos processos estabelecidos em todas as instancias e serviços da unidade, e:

- Cuidar das pessoas, manter um olhar atento e cuidadoso para o bem-estar das equipes.


As principais metas da equipe são:

- Incentivo ao envolvimento e desenvolvimento das equipes;

- 0 (zero) não-conformidades nas auditorias internas e externas;

- Disseminar a cultura da excelência, sustentabilidade e Programa ParaTodos, coordenando suas ações;

- Manter o resultado da Satisfação dos Colaboradores acima de 90%, conforme a série histórica;


A prática foi implantada e é sistematicamente renovada considerando o alinhamento direto com a gestão da Unidade e os objetivos estratégicos do Sesc/RS e da Unidade. A partir das estratégias são montadas as ações e organizado o calendário anual de execução. Além disso, entram todas aquelas ações deliberadas pelo DR, bem como ações estabelecidas internamente, considerando a necessidade da unidade e da comunidade.


A prática é monitorada por Plano de Ação no SA, com cronograma, e a equipe se reúne quinzenalmente para a organização das ações a serem realizadas, além de analisar resultados e gerar aprendizado das ações que já foram realizadas.


Os alinhamentos e prestação de contas são realizados sistematicamente com a gestora da Unidade. O principal aprendizado gerado com a renovação da Equipe Qualificar se dá no entendimento do quanto é possível realizar, mesmo sem todas as condições para isso.


A pandemia apresentou inúmeros desafios para a Unidade, considerando o porte e a diversidade de serviços oferecidos. No momento de maior fragilidade mundial, as pessoas se uniram ainda mais e conseguiram se fortalecer e crescer e, consequentemente, fortalecendo a gestão e o entendimento do quanto as ações individuais podem impactar no todo.


O atingimento dos principais resultados da Unidade demonstra a capacidade de se reinventar que o Sesc Navegantes possui.


Relacionado às pessoas: Como principal ganho, de um modo geral, a Unidade se fortaleceu enquanto equipe, mesmo passando por adversidades importantes. Desenvolveu os colaboradores quanto indivíduos engajados, conscientes e participantes da sociedade.


Relacionado a processos: Foi realizada uma reestruturação na Blitz Giro do Barco, capacitando os participantes para um olhar próximo ao das auditorias internas, garantindo a execução correta dos procedimentos.


Relacionado a resultados: A Unidade é definida como Modelo A e tem o esforço de manter os resultados satisfatórios e as entregas acordadas com a direção regional ao longo do ano.


Os resultados da equipe são:

Meta: - Incentivo ao envolvimento e desenvolvimento das equipes (Homem hora / treinamento);

2020: 38,86

2021: 45,07 (até o momento)


Meta: 0 não-conformidades nas auditorias internas e externas;

2019: 3

2020: 0


Meta: - Disseminar a cultura da excelência, sustentabilidade e Programa ParaTodos, coordenando suas ações;


- 2020: 23 ações, detalhadas da seguinte forma:

1 Erradicação da Pobreza: Campanha do agasalho;

2 Fome Zero: Arrecadação de Alimentos

3 Boa Saúde e bem-estar: Outubro Rosa, SIPAT, Natal Solidário e Recolhimento de Produtos de Higiene

5 Igualdade de Gênero: Dia da Diversidade;

10 Redução das Desigualdades: Dia da Consciência Negra

11 Cidades e Comunidades Sustentáveis: Recolhimento de Pilha, Recolhimento de óleo e Tampinha Legal

12 Consumo e Produção Responsáveis: Blitz Giro do Barco;

15 Vida sobre a Terra: Semana do Meio Ambiente, Dia da árvore, Dia da água,

16 Paz, justiça e instituições fortes: Dia das Crianças, Jubilados, Aniversario Sesc, Dia dos Pais, Dia do Amigo, Dia das Mães, Dia das Crianças e Semana da Qualidade;


2021: 31 ações, detalhadas da seguinte forma:


1 Erradicação da Pobreza: Chá solidário, Campanha do agasalho, Campanha de Recolhimento do material escolar e Campanha Pedacinhos de Amor;

2 Fome Zero: Futebol tá na Mesa e Campanha de Arrecadação do Leite;

3 Boa Saúde e bem-estar: Outubro Rosa, SIPAT, Maio Amarelo, Campanha Lenços para Outubro Rosa e Natal Solidário.

5 Igualdade de Gênero: Café com Diversidade;

10 Redução das Desigualdades: Dia da Consciência Negra e GPTW Mulher;

11 Cidades e Comunidades Sustentáveis: Recolhimento de Pilha, Recolhimento de óleo e Tampinha Legal;

12 Consumo e Produção Responsáveis: Blitz Giro do Barco trimestral;

15 Vida sobre a Terra: Semana do Meio Ambiente, Dia da árvore e Dia da água;

16 Paz, justiça e instituições fortes: Dia das Crianças, Jubilados, Aniversario Sesc, Dia dos Pais, Dia do Amigo, Maio Amarelo, Dia das Mães, Dia das Crianças e Semana da Qualidade.


Meta: Manter o resultado da Satisfação dos Colaboradores acima de 90%, conforme a série histórica;

2020: 95%

2021: 97%






10 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page