Buscar

Eventos na Pandemia: a reinvenção no on-line como aprendizagem, sem perder a excelência

Como o processo/prática é aplicado:

A Fecomércio-RS/Sesc/Senac realizam, sistematicamente, uma série de ações e eventos, sejam institucionais, quanto em escolas/unidades/sindicatos e parceiros, em todo o estado. Os eventos têm, em sua grande maioria, o objetivo de fortalecimento da marca e gerar novos leads, além de levar uma série de serviços - muitas vezes gratuitos - para a comunidade. Esses eventos ajudam no fortalecimento das ações de saúde, educação, cultura, lazer e bem-estar, com foco no desenvolvimento do setor terciário gaúcho. O ano de 2020 iniciou já com uma série de mudanças, como a unificação da área de eventos das três casas, hoje coordenada pela Fernanda Romagnoli e sob gestão da Simone Barañano. Ao unificar as casas, também unificaram as ações, dando mais força para a marca Fecomércio-RS/Sesc/Senac no estado. No início do ano, o total de eventos corporativos agendados/programados eram de 1.220. Contudo, com o início da pandemia, em meados de março deste ano, os eventos - principalmente do primeiro semestre - foram cancelados. A área de eventos, e todo o setor que ela movimenta, foi a que primeiro parou e a que mais foi atingida pela pandemia da Covid-19. Ao longo da pandemia, a equipe foi “aprendendo com o novo” e a criatividade e inovação foram fundamentais para que as ações fossem retomadas dentro do atual contexto que vivemos. Com isso, no fim do mês de abril iniciaram as ações “virtuais”, com realização de lives, webpalestras, encontros on-line e todos os tipos de eventos e atividades, mas no formato virtual. Desde ações internas, como a Reunião Trimestral e o encontro com vendedores de todo o RS, até formaturas, aulas experimentais, bingos da Maturidade Ativa, Festival de Gastronomia, e Giro Pelo Rio Grande - tradicional evento da Federação para os sindicatos filiados, aos poucos todos os eventos foram retomados, além de tantos outros - vistos como importantes no contexto atual - foram planejados e executados. Ao todo, foram realizadas 690 atividades on-line até outubro deste ano. Um dos grandes eventos realizados pela primeira vez de forma totalmente virtual foi o Giro Pelo Rio Grande, tradicional encontro organizado pela Fecomércio-RS para os sindicatos. O evento aconteceu no mês de agosto e contou com a participação do famoso filósofo Luiz Felipe Pondé. Agora no mês de outubro, estão programados o maior número de eventos desde o início da pandemia: Experience Senac, Semana do Empreendedor, Semana Geek, Semana do Idoso, Semana da Criança, Senac Trend Moda & Beleza. Toda a equipe de eventos está completamente envolvida para a realização de todos os eventos quase que de forma simultânea. Todos acontecerão no formato on-line e envolvem as 3 casas - Fecomércio, Sesc e Senac. Fizemos o diferente para vencer, diariamente, todas as adversidades impostas neste período, mas nunca perdendo a essência da excelência, marca da equipe de marketing do Sistema.


Resultados alcançados (quantitativos /qualitativos):

Todas as ações/eventos on-line realizados neste período de pandemia foram acompanhados pela equipe de eventos da Fecomércio-RS/Sesc/Senac, que atualmente é composta por 7 pessoas e 1 coordenadora pessoas. Além disso, todas as ações realizadas são previamente organizadas/planejadas por toda a equipe de marketing - NMKT, agindo de forma sistêmica e com foco no cliente. A atuação em rede é a base das nossas ações e durante a pandemia, reuniões virtuais de alinhamento da equipe, seja de todo o marketing, por subáreas, ou por projeto e organização de eventos, foi essencial para o sucesso de todas as atividades realizadas. Como forma de mensurar os resultados dos eventos on-line deste período, cada evento/ação tem um relatório de acompanhamento pós-atividade, e, ao todo, foram mais de 216.558.018 visualizações por meio dos 690 eventos on-line realizados. Os números de leads, resultados na imprensa, engajamento nas redes sociais, e ROI são sempre analisados por todo o NMKT e, principalmente, pela equipe de eventos, para pensar as próximas ações das 3 casas, já colocando em prática o aprendizado do evento anterior.


Aprendizado/ Inovação:


No primeiro momento da pandemia, a área de eventos foi a que primeiro parou e a que mais foi atingida, pois como não tínhamos histórico de pandemias como essa, não tínhamos, igualmente, um plano de ação para esse tipo de acontecimento. Contudo, ao longo do período, a área superou as adversidades e realmente se reinventou, se adaptando totalmente ao cenário atual, de distanciamento social e ações virtuais, mas nunca perdendo nosso foco de atuação, pensando sempre nas partes interessadas e, cada vez mais, gerando valor para nossos alunos, clientes, prospects e comunidade. Aprendemos com o novo e com as novas demandas, gerando, na mesma medida, habilidades que antes não eram essenciais, mas agora são fundamentais e que servirão de base para todos as próximas atividades realizadas. De forma prática, o aprendizado obtido com os eventos on-line já foram replicados/disseminados para toda a instituição, com a criação de um documento específico e detalhado, o “Guia Prático de Conteúdos Ao Vivo On-line”, organizado pela equipe de redes sociais/jornalismo com apoio e parceria da equipe de eventos. O material, construído pelas 3 casas, já foi apresentado para todos os multiplicadores de marketing do Estado. Além disso, um treinamento on-line sobre StreamYard (estúdio virtual para a realização de lives) foi realizado e acompanhado por todas as escolas Senac do Estado. O Guia já está disponível no SA, para orientação e uso em todas as ações on-line.


Lives, salas virtuais, encontros on-line, Zoom... todas essas possibilidades e plataformas já existiam antes da pandemia. Nada foi criado em função do isolamento social, mas, certamente, não faziam parte da rotina do brasileiro, nem da rotina da Fecomércio-RS/Sesc/Senac.

Assistir lives toda semana pelas redes sociais, fazer reuniões por aplicativos e organizar e acompanhar formaturas no formato virtual, esse é o nosso “novo normal”. Já está na nossa essência. Nós aprendemos a utilizar todas as ferramentas que tínhamos disponíveis para nos “conectar com o mundo” e nos adaptamos para que nós, Fecomércio-RS/Sesc/Senac, pudéssemos estar diariamente ao lado do nosso público/aluno e cliente.

Estamos longe, mas cada vez mais perto da possibilidade de atender o setor terciário, atuar em prol do bem-estar e, principalmente, mudar vidas. Aprendendo com o novo mudamos as nossas vidas para mudar a vida das nossas partes interessadas, tudo com dinamismo, criatividade, inovação e foco no aprendizado - que é diário.




28 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo