top of page
Buscar

Formação docente

A prática foi criada a partir do desenvolvimento do plano de ação de um dos nossos objetivos táticos: Capacitar Docentes.

O plano de ação para este objetivo solicitava executar um plano de desenvolvimento dos docentes e reuniões com caráter de formação docente.

A partir daí, desde junho de 2018, iniciou-se um cronograma de encontros trimestrais entre Pedagoga, Direção, Coordenação, docentes e um convidado para trabalhar a pauta, com o propósito de oportunizar reflexões relacionadas a prática docente em sala de aula. É um momento de compartilhamento de ideias, experiências e trocas.

Diferente do caráter da Reunião Pedagógica que acontece mensalmente para trabalhar assuntos mais operacionais e também divididos por áreas, essa formação integra toda equipe de docentes, envolvendo todas as áreas e eixos de atuação da escola.

Planejamento: O planejamento é realizado conforme sugestão dos próprios docentes em reuniões pedagógicas e conforme necessidades identificadas através do trabalho diário junto as turmas em andamento, além dos resultados e comentários analisados em pesquisas de satisfação do cliente.

Dentro da etapa de planejamento são feitos convites para profissionais da área a ser trabalhada na Formação, objetivando contribuir e ilustrar os momentos. Além dos convidados, normalmente são realizadas dinâmicas e trocas de práticas dos docentes realizadas em sala de aula.

Realização: A realização inicialmente era trimestral, porém com a pandemia em 2020 as reuniões foram mais frequentes chegando a acontecer de forma mensal. Atualmente está no formato de dois em dois meses.

Através de um calendário de atividades com pautas pré-definidas, conforme etapa de planejamento e cronograma dos cursos. Todos encontros são contabilizados como horas de capacitação Docente no Sistema GPS.

Segue o calendário com as reuniões de formação já realizadas:

2018:

  • Fernando Petry Administração de empresas com experiência na área educacional Tema: Refletir sobre a prática docente e a relação professor/aluno

  • Júlia Neves Mestre em educação Pós graduação em Terapia de Família e Psicopedagogia clínica Tema: Reflexões sobre os processos de ensino aprendizagem; relação professor-aluno; metodologia ativa/ inovadora

  • Lisiane Claro Licenciada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Mestre em Educação e Doutoranda em Educação Tema: Avaliação Educacional como Prática Pedagógica à Educação Profissional

  • Marissol Prado Psicóloga Clinica, Mestre em educação Pós-graduada em Terapia de Família e Psicopedagogia clínica - Formação na Abordagem Centrada na Pessoa Tema: Ensino e Aprendizagem no âmbito educadional; trocas de aprendizam educando e educador.

  • Marcia Malta Licenciada em pedagogia, especialista em educação brasileira, mestra em educação ambiental e doutoranda em educação ambiental. Tema: Dimensões Pedagógicas da docência na Educação Profissional.

2019:

  • Marcia Malta Licenciada em pedagogia, especialista em educação brasileira, mestra em educação ambiental e doutoranda em educação ambiental. Tema: A aula e o trabalho docente na educação profissional: reinventar é preciso.

2020 e 2021:

  • Conexão Docente - Mediação docente on Line : Ferramentas de apoio - On line

  • Mediação Docente: ferramentas externas - On Line

  • Uma nova realidade permite novos aprendizados: Adaptar-se é preciso - On Line

  • Reflexões pedagógicas em tempos de distanciamento social - On Line

  • Trijuntos: Expectativas, desafios e União

  • O Processo de Aprendizagem do jovem Adulto

Controle: Todas ações são registradas em atas, fotos e vídeos arquivados. Além disso são formalizadas em horas de capacitação, através do cadastro no sistema GPS.

Aprendizados e/ou inovações alcançados com essa prática: Trabalhamos voltados para educação profissional, sendo assim, grande parte do nosso corpo docente possui vasta experiência no campo de atuação de suas áreas de trabalho e um excelente desempenho técnico, porém identificávamos uma lacuna entre o espaço profissionalizante e pedagógico. Com esta prática está sendo possível acompanhar o crescimento e desenvolvimento de cada profissional, além do despertar da consciência de constante inovação que precisa estar aliada ao dia a dia em sala de aula.

Assim mantemos docentes atualizados com novas metodologias e didáticas de ensino, além de promover uma conexão entre o ser docente e estar docente. A prática é focada em desenvolvimento, inovação e em promover uma educação de qualidade.

Resultados Alcançados com a prática: Utilizamos como principal balizador para resultado desta prática a Pesquisa de Satisfação do Cliente, sempre levando em consideração os resultados individuais de cada docente, que passou a ser um input para Análise de Desempenho Individual dos docentes.

Em junho de 2018 estávamos com um resultado de satisfação do cliente com relação ao docente de 92,73%, fora da meta estabelecida. Neste ano (2019) no mesmo período, após o início das atividades de formação docente, alcançamos um resultado de 95,29%, dentro da meta estabelecida de 95%. Resultados em 2020: Satisfação do cliente 89,57% e em 2021 no primeiro e segundo trimestre 91,61%.


NOME DO RESPONSÁVEL PELO ENVIO: Liziana Ladeira Karam

E-MAIL: lpladeira@senacrs.com.br



Formação docente
.pptx
Download PPTX • 2.85MB



26 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page