top of page
Buscar

Inspiração: práticas de engajamento para o cliente interno e externo

Como o processo/prática é aplicado:

Desde o início da pandemia o Núcleo de Negócios adaptou várias práticas para fortalecer o relacionamento com os clientes internos e externos que resultaram na melhoria dos processos e na proximidade com nossos clientes: - Web Palestras e Encontro com Soluções A partir da segunda quinzena de maio a área de Soluções Corporativas iniciou duas práticas com os Facilitadores de Soluções Corporativos e clientes: as Web Palestras e Encontro com Soluções. As Web Palestras ocorrem todas as sextas-feiras, às 8 horas da manhã, através da parceria com palestrantes convidados - consultores externos parceiros ou colaboradores do Sistema Fecomércio, trabalhando prioritariamente com temas ligados ao período da pandemia, como: Transformação Digital no Pós-Pandemia, Impactos do COVID na área trabalhista e Gestão do Tempo na pandemia . Já o Encontro com Soluções possui uma abordagem com foco no desenvolvimento dos facilitadores de Soluções Corporativas e acontece toda terça-feira, às 15 horas. Neste encontro são trabalhadas as práticas ligadas ao dia a dia e temas para aperfeiçoamento em vendas (uma prática adotada semanalmente é o vídeo de compartilhamento das melhores práticas, palestras e atualizações de processos de áreas).

- Consultorias Soluções Corporativas As ações foram intensificadas, devido ao acesso facilitado pelas plataformas digitais e atualmente estamos junto às escolas com mais frequência, realizando reuniões quinzenais, pelos executivos.

- Consultorias Venda Ativa Em um momento de incertezas como os que vivemos com a chegada da pandemia, entendemos que estar próximo dos líderes de vendas e suas equipes era o mais importante a fazer. Neste sentido intensificamos o atendimento às escolas. Priorizamos os atendimentos coletivos ao invés de individuais, com o objetivo de fomentar a troca de boas práticas oriundas de diferentes regiões do estado. Revisar nosso formato de atendimento foi essencial para reforçar nosso espírito de equipe e qualificar a busca por soluções de curto prazo.

- Maratona de Vendas A prática foi criada com o objetivo de desenvolver líderes e vendedores em temas sensíveis para o processo de vendas. Assuntos como sondagem, feedback, técnicas de fechamento e outros foram abordados em agendas coletivas o que proporcionou também a troca de boas práticas entre as equipes de todo o RS.

- Teatro de Vendas Conhecimento só se torna uma competência quando colocado em prática. A partir deste conceito criamos o teatro de vendas. A cada edição duas escolas executam a pratica em um psicodrama entre cliente x vendedor. Tudo isso é compartilhado os demais em uma agenda coletiva.

- Reunião mensal geral de resultado Acompanhar os nossos resultados regularmente nos dá condições de reagir adequadamente sempre que necessário. Além disso este também é um momento de reconhecimento dos melhores desempenhos do mês. Escolas com maior percentual de crescimento em relação ao ano anterior, volume de matrículas, faturamento, são exemplos de indicadores que já foram utilizados como critérios para estes reconhecimentos.


Resultados alcançados (quantitativos /qualitativos):

- Web Palestras e Encontro com Soluções Nº de encontros Encontro com Soluções: 21, totalizando 661 participações. Nº de encontros Web Palestras: 21, totalizando 2.836 participações.

- Consultorias Soluções Corporativas Melhoria na qualidade e alinhamento mais assertivo das necessidades individuais dos facilitadores de soluções corporativas, realizadas pelos executivos.

- Consultorias Venda Ativa De março a setembro foram realizados 1.155 atendimentos. Houve intensificação, principalmente, a questão de proximidade/engajamento e entrega de resultados.

- Maratona de Vendas Foram, em média, 120 participantes por encontros, e realizadas 11 edições, de março a setembro. Como resultado, se destaca o desenvolvimento dos times, produtividade e desenvoltura.

- Teatro de Vendas Em média oito participantes por encontro, e realizados, de março a setembro, 22 edições executadas de acordo com a necessidade. Em decorrência dessas ações foi possível desenvolvê-los para o atingimento de melhores resultados, técnicas de vendas e engajamento entre Escolas e conhecimento do produto.

- Reunião mensal geral de resultado Uma média de 36 participantes por encontro com seis edições de março a setembro.



Aprendizado/ Inovação:


Através das adaptações durante a pandemia, foi possível realizar trocas informais entre alguns setores, permitindo maior integração e socialização entre todos. Essa proximidade gera mais segurança e empatia por parte dos assessorados, por consequência gera mais negócios e fechamento. A forma de utilização das plataformas digitais inovou a maneira com que nos relacionamos com nossas equipes e clientes. Ao invés de distanciar aproximou e trouxe novas práticas perenes.


O digital é uma necessidade, um novo modo de viver que veio para aproximar e simplificar ações do dia a dia. A necessidade de adaptação proporcionou um maior alcance das ações para os clientes de Soluções Corporativas bem como ampliou a abrangência das práticas com os clientes internos (Líderes de Vendas, Vendedores e Facilitadores de Soluções Corporativas).




39 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page