top of page
Buscar

PDCL Serra Gaúcha

Como o processo/prática é aplicado:

Através do documento de Orientação de Reunião da Serra, os diretores e líderes de Vendas se reúnem trimestralmente para analisar criticamente seus resultados e promover ações de melhorias.


Cada reunião é organizada, planejada e apresentada por um diretor, denominado anfitrião. Essa reunião é composta por uma pauta pré-definida, podendo contar com a participação de um gerente de área do Departamento Regional. As reuniões ocorrem nas dependências de cada escola da Serra, de forma alternada.


A reunião tem duração de seis horas, com um intervalo de uma hora. O diretor anfitrião faz a apresentação e conduz a reunião Abertura e Descompressão; Revisão das Ações, Análises de Efetividade;


Apresentação Análise de Cenário da Serra/ Escolas; Pauta das Escolas; Pauta Gerente; Plano de Ações e Aprendizado; Análise e fechamento das Ações das Líderes de Vendas e preenchimento das análises no S.A


Resultados alcançados (quantitativos /qualitativos):

2020:

Cursos remotos vendidos em conjunto: Redução de despesas, Realização de receita, carga horária e matrículas (IDV);

Ações de marketing: Divulgação e ampliação de ações nas redes sociais em dois formatos A e B, com o apoio da Assessoria de Marketing.

Realização da Semana do Turismo Virtual: em parceria com o EAD, cada escola sugeriu palestrantes da sua cidade, realizando o Evento Serra Gaúcha no Pós Pandemia, com o objetivo de dar visibilidade ao curso técnico Guia em Turismo.

Trabalho em conjunto de turmas de aprendizagem das escolas de Gramado e Caxias.

2019:

Ações de marketing: Realização da Palestra com Alice Salazar, divulgando a área da beleza e reduzindo custos;

Participação de Chefs das escolas da Serra no jantar do Futuro.

2018:

Ações de marketing: Outdoor cursos EAD, na Rota do Sol;

Realização de Folders da Serra Gaúcha do curso Técnico e Aumento do reparcelamento dos cursos de Gastronomia, ação que posteriormente foi estendida para todo Senac RS; Precificação da Serra: precificação de todos os cursos em comum na Serra gaúcha, ampliando a orientação do departamento regional (em cursos com carga horária maior).

Um dos Indicadores que evidenciam a efetividade da prática, é o resultado comparativo dos anos de 2018 e 2019 do ICG, que demonstram evolução nos resultados das unidades.


Abaixo, apresentam-se os números de comparação dos anos de 2018 e 2019, respectivamente: Bento Gonçalves - 77,79% e 78,40%;

Caxias do Sul - 59,77% e 90,40%;

Farroupilha - 66,61% e 79,31%;

Gramado - 70,38% e 71,00%.


Os resultados demonstram evolução na maioria das unidades, validando o modelo de trabalho.


Aprendizado/ Inovação:

Nas reuniões de trabalho há discussões acerca de resultados, indicadores, informações pesquisadas para a tomada de decisão. Análise Crítica Anual de Processos Princípios/ Apoio e Estratégias da Unidade.

2017: Criação Grupo Whatssap e Realização da reunião de Líderes de vendas (em paralelo); 2018: Participação dos Gerentes de áreas (Asplan, Núcleo de Negócios, Marketing, NAD) 2019: Participação dos Líderes Administrativos, Criação do S.A. da Serra e Sistematização e avaliação das reuniões trimestrais; realização do documento: Procedimento de Orientações da Reunião da Serra com registros das Ações do S.A 2020: Revisão do documento de Procedimento de Orientações da Reunião da Serra, com alteração do ciclo das reuniões de análise trimestral, para semestral; Realização de Reuniões virtuais com pautas pontuais;


A pandemia nos mostrou o quanto devemos ser adaptáveis e que a distância física não deve ser o impedimento para que possamos nos reunir, analisar resultados e implantar melhorias ou mudanças nos nossos processos. Pelo contrário, conseguimos inclusive sermos mais ágeis e assertivos. Desde o início das nossas reuniões da Serra nós já estávamos aprendendo com o novo, compartilhando nossas ideias e pensando junto para o fortalecimento das nossas escolas.


Mas podemos citar algumas ações que foram adaptadas como: Reuniões online de análises de resultados, Reunião com o marketing e Núcleo de Negócios para definir melhores estratégias de vendas, sendo possível a participação de um grande grupo de pessoas sem a necessidade de organizar a agenda e transporte para todos, evitando assim os diversos custos que requer para uma reunião presencial acontecer.


Organização de uma semana de lives para as Escolas da Serra, focando no turismo e trazendo convidados ilustres das nossas cidades, envolvendo todas as escolas da Serra mais a Escola SENAC-EAD e a AMKT. Ficando como aprendizado, que cada vez mais iremos viver uma sociedade que compartilha, ao invés de apenas concorrer. Quando compartilhamos vamos mais longe, e muitas dessas ações que fizemos na pandemia só foram possível contando com o apoio de todos.




26 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page