Buscar

Projeta Week

Visando desenvolver, nos estudantes, ideias criativas, gerar inovação, intraempreendedorismo e fortalecer as marcas formativas do Senac-RS, o Senac Comunidade promove anualmente, desde 2016, uma feira de projetos interna, o DESCOLA.

Esta prática tem como objetivos:

a) apresentar a avaliadores projetos que contemplem soluções de demandas das empresas do segmento de comércio, bens e turismo de maneira prática e inovadora e

b) selecionar, através das avaliações, os projetos que mais se destacaram para representar a escola em feiras internas do Senac-RS e externas.


Para ser considerada como uma proposta inovadora, o projeto deverá:

a) apresentar solução para um problema;

b) atender aos princípios de educação do Senac;

c) ter escalabilidade e

d) gerar benefícios à sociedade.


Com a pandemia, em 2020, foi necessário reformular o DESCOLA e a reformulação resultou na implantação do Projeta Week: uma jornada de inovação, 1º hackathon da aprendizagem totalmente online.


O nível de maturidade, conforme os aspectos, é:

a) Planejamento (adequação, proatividade, integração):

- Adequação: conforme escala de avaliação do MEG a prática está em nível de excelência, pois apresenta padrões estruturados, proativos e integrados, alcançando suas finalidades. A prática está alinhada ao PPP (Projeto Político Pedagógico), ao MPS (Modelo Pedagógico Senac) e ao MOGI (Modelo de Gestão da Inovação).

- Proatividade: a proatividade é demonstrada no planejamento das ações e agilidade na implantação da versão on-line do DESCOLA, o Projeta Week: uma jornada de inovação.

- Integração: Comitê PEDUC, projetos táticos da escola, DSL, Feira de projetos Senac-RS/ Senac Expirience, MOGI, Política da Qualidade e Princípios e Valores institucionais.


b) Realização (abrangência, continuidade, agilidade):

- Abrangência: todos colaboradores participam das ações promovidas pelos projetos e empresas parceiras do programa Jovem Aprendiz.

- Continuidade: prática realizada desde 2016 de forma contínua.

- Agilidade: os projetos têm autonomia de trabalho, sendo possível alterações imediatas caso identificada a necessidade.


c) Controle (quanto ao padrão e à eficiência):

- Padrão: Após o encerramento do evento, com o objetivo de analisar e identificar oportunidades de melhorias, é realizada uma reunião com os integrantes. A análise é feita com base no planejado e o executado.

Todos registros são realizados no S.A

- Eficiência: fortalecimento do MPS, marcas formativas do Senac-RS, MOGI e ações sociais, além da promoção da inovação, intraempreendedorismo e estímulo ao aprendizado organizacional, com foco no nosso estudante e empresas parceiras do programa Jovem Aprendiz.


Os aprendizados e/ou inovações alcançados com essa prática, nos últimos 3 ciclos, são:


2018:

a) Reestruturação dos responsáveis dos projetos e suas ações na escola, com atuação compartilhada dos trabalhos, ou seja, a qualquer tempo um docente, com sua turma, pode assumir a direção de um projeto da escola;

b) Adequação da metodologia de projetos para a participação de turmas de inclusão. Como resultado, o projeto desenvolvido, em sala de aula, por uma turma de inclusão foi inscrito no DESCOLA, selecionado para participar da Feira de Projetos do Senac-RS e premiado em 1º lugar.


2019:

a) Participação dos representantes das empresas do comércio na avaliação dos projetos participantes do DESCOLA, com o objetivo de ampliar a visão de mercado, com base nas opiniões dos empresários convidados;

B) Promover capacitações, aos estudantes que participaram do DESCOLA, com objetivo de prepará-los para a apresentação e defesa de suas ideias criativas na Feira de Projetos do Senac-RS, Senac Experience.


2020

a) Reformulação do DESCOLA, em função da pandemia e realização no formato de hackathon totalmente online. 1º Hackathon da Aprendizagem.


A principal geração de valor desta prática está na formação integral dos nossos estudantes e na disseminação da Educação de Qualidade oferecida pelo Senac Comunidade. Os projetos evidenciam o compromisso com os educandos, imprimindo as marcas formativas do Senac, por meio de metodologias ativas que proporcionam ao jovem o trabalho com autonomia seguindo as premissas do nosso Projeto Político Pedagógico e Modelo Pedagógico Senac.


Os projetos da escola geraram os seguintes reconhecimentos para o Senac Comunidade e Senac-RS (histórico apenas dos últimos três anos):


2018:

1º lugar na feira de projetos do Senac-RS, com o projeto Inkludo;

Com o projeto, vencedor do DESCOLA em 2016, da Feira de Projetos do Senac-RS e aprovado no Senac Inovação, em 2017, “Bússola das Profissões Senac: uma jornada em busca do autoconhecimento”, a instituição conquistou o Top de Marketing da ADVB/RS, reconhecimento inédito para a instituição, com o case vencedor na categoria Educação. O case também recebeu o Troféu Bronze durante a cerimônia de premiação, ficando entre os três melhores de 18 premiados;


2019:

Projetos selecionados no DESCOLA são selecionados como 1º e 2º lugar na Feira de Projetos do Senac-RS, Senac Experience.


2020:

Implantação do Projeta Week, 1º hackathon, totalmente online para estudantes da aprendizagem. Participaram da primeira edição 6 equipes, com 5 integrantes cada e foram 24 horas de maratona, sendo 6 horas de mentorias com representantes do comércio de bens, serviços e turismo e 18 horas de estudo.


NOME DO RESPONSÁVEL PELO ENVIO: Liliane Netto Valls

E-MAIL: lnvalls@senacrs.com.br



ProjetaWeek-apresentação (1)
.pdf
Download PDF • 2.66MB






32 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo