top of page
Buscar

Sistema de Trabalho - Comitês Comunidade

Anualmente, desde 2011, os comitês de trabalho são formados, sob responsabilidade da direção da escola, a partir das demandas identificadas no ciclo de planejamento estratégico. Os comitês têm como objetivo implantar ações que desenvolvam as estratégias da escola para o ano, promovendo o ambiente de aprendizado e melhoria contínua.


Os comitês são constituídos, a cada ano, por colaboradores que demonstram interesse em participar ao responder a pesquisa de avaliação. Possuem liderança compartilhada e, em conjunto com equipe, têm autonomia para criar e desenvolver ações de acordo com as demandas da escola e plano estratégico.


A partir de 2018, o Senac Comunidade atua com três comitês: PeDuc, MotivAção e Excelência, destacando a inovação, inclusão e a diversidade como temas que perpassam em todos comitês.


Anualmente é realizada uma pesquisa de satisfação dos colaboradores com o objetivo de analisar as ações dos comitês e identificar oportunidades de melhorias na prática.


O Comitê PeDuc (Processos Pedagógicos e Educacionais) atende aos objetivos estratégicos das perspectivas aprendizado e crescimento, processos internos, clientes e sociedades.

O principal indicador é % de satisfação do cliente quanto ao docente.


O Comitê MotivAção visa proporcionar aos colaboradores, através das ações de endomarketing, motivação, engajamento e sentimento de pertencimento na organização. As ações são desenvolvidas com base nas diretrizes estratégicas do sistema Fecomércio/Sesc/Senac-RS, evidenciando os elementos da cultura no cotidiano da escola.

O principal indicador é % de satisfação dos colaboradores.


O Comitê Excelência trabalha para promover a capacidade da Escola em alcançar seus propósitos, visando o atingimento dos requisitos das partes interessadas, colaborando para a consolidação do conhecimento e da melhoria contínua. A excelência contempla todos os objetivos do mapa estratégico do Senac-RS, gestão tática da escola, gestão sustentável e seus respectivos indicadores. Principal(is) indicador(es): ICG e conclusão das auditorias.


Abaixo está descrito o nível de maturidade da prática, conforme os aspectos:

a) Planejamento (adequação, proatividade, integração):

• Adequação: de acordo com a escala de avaliação do MEG, consideramos a prática de nível excelente, pois já está consolidada na escola (os padrões estruturados são suficientes, proativos e integrados, alcançando suas finalidades). A prática está alinhada ao Planejamento Estratégico da Escola e à prática da Reunião de Análise de Desempenho da Gestão.

• Proatividade: os comitês de trabalho têm a proatividade de minimizar ou mitigar falhas nos processos, uma vez que suas ações são de cunho preventivo.

• Integração: Análise de Desempenho do Colaborador, Auditorias da qualidade, Planejamento Estratégico, MOGI, Política da Qualidade, Princípios e Valores institucionais, Código de Ética, Gestão do Desempenho e Gestão Sustentável.

b) Realização (abrangência, continuidade, agilidade):

• Abrangência: a prática abrange todos os colaboradores da escola, além de todos objetivos, indicadores e metas estratégicas e táticas pertinentes a escola.

• Continuidade: a prática acontece na escola anualmente, desde 2011.

• Agilidade: a autonomia de trabalho em equipe assegura agilidade no tratamento das ações, quer seja na forma de comunicação e reforço dos elementos presentes, quer seja na forma de projetos de melhoria e mudanças necessárias.

c) Controle (quanto ao padrão, à eficiência):

• Padrão: ao final do ano é realizada uma pesquisa, com a participação de todos colaboradores, com o objetivo de analisar as ações realizadas e, com isto, identificar oportunidades de melhorias, para o próximo ciclo. Todos registros são realizados no S.A

• Eficiência: disseminação da Cultura de Excelência e pertencimento dos colaboradores na execução e planejamento das ações do Senac Comunidade.


Os aprendizados e/ou inovações alcançados com essa prática, nos últimos ciclos são:

• 2017: substituição dos grupos de trabalho pelos Comitês de trabalho, visando o aprimoramento da atuação, formando grupos multidisciplinares rotativos, conforme a necessidade do próprio comitê.

• 2018: reestruturação dos comitês para atuar com a incorporação das escolas, focando na unificação de processos e práticas.

• 2019: atuação dos comitês por meio de liderança compartilhada e ações em conjunto com outros comitês enfatizando a atuação colaborativa.

• 2020: realização de pesquisa, com a metodologia on-line, para análise das ações realizadas, identificação de oportunidades de melhorias e definição dos integrantes de cada comitê e dos temas diversidade e inovação.


Os resultados alcançados pelos comitês refletem, nas ações diárias dos colaboradores o sentimento de “Ser Comunidade”.

• Comitê PeDuc (Processos Pedagógicos e Educacionais): com as ações desenvolvidas pelo comitê, a escola alcançou o índice de 97,55%, em 2020, do indicador % de satisfação do cliente quanto ao docente.

• Comitê MotivAção: com as ações desenvolvidas pelo comitê, a escola alcançou o índice de 96,20% no indicador de % de satisfação dos colaboradores, em 2020.

• Comitê Excelência: com as ações desenvolvidas pelo comitê, em 2020, a escola alcançou o índice 95,24% do ICG.

• Em 2019, o PGQP reconheceu a prática Sistema de Trabalho - Comitês Comunidade como Exemplaridade.


NOME DO RESPONSÁVEL PELO ENVIO: Liliane Netto Valls

E-MAIL: LNVALLS@senacrs.com.br



4722dc_5d08b833bad342d1bfb58b3c7751e02d
Download • 3.12MB


24 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page