top of page
Buscar

Traduzindo Cenários

ODS 8: Trabalho Digno e Crescimento Econômico


Período de execução da prática/case: Desde maio/2011 até os dias atuais


A economia é por natureza algo distante dos indivíduos. Na escola, as pessoas não aprendem fundamentos econômicos básicos, o que dificulta o entendimento da conjuntura para a tomada de decisões. Nesse sentido nasceu a iniciativa de que todas as iniciativas da Assessoria Econômica da Fecomércio-RS tivessem por objetivo fundamental traduzir os dados econômicos para os os usuários dessas informações a ponto de aumentar a capacidade dos indivíduos e empresas de tomarem decisões melhores.


A metodologia de trabalho parte do princípio de sempre explicar os conceitos, passando pela exemplificação via dados e terminando com a resposta a seguinte pergunta; " como essa realidade impacta na sua vida/no seu negócio".


A prática foi implementada em todas as interações da Assessoria Econômica da Fecomércio-RS seja com a sociedade diretamente (através de palestras) ou indiretamente (através da imprensa). O monitoramento se dá através dos feedbacks recebidos dos contratantes e dos meios de comunicação.


O processo é continuado. A cada nova execução viemos melhorando cada vez mais. Desenvolvemos exemplos e compartilhamos com a equipe para que os mesmos possam ser utilizados por diferentes interlocutores.


O maior ganho que tivemos ao longo do tempo, certamente, foi a credibilidade junto à sociedade gaúcha. Em 2020, a Assessoria Econômica da Fecomércio-RS realizou 156 entrevistas , e em 2021, até 18/11, foram 159 entrevistas para meios de comunicação regionais e nacionais. No ano de 2020 foram 38 palestras e em 2021, até 18/11, foram 38 palestras.


Além disso, desde 2020, a assessoria Econômica desenvolve um trabalho de consultoria junto ao SEBRAE onde desenvolve o Diagnóstico Municipal para o Programa Cidade Empreendedora, sendo 8 municípios atendidos em 2020 e já 11 municípios atendidos até 19/11/21, sendo 15 diagnósticos entregues até o momento.



5 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page