top of page
Buscar

Processo Seletivo e Acolhimento Virtual Senac EAD

Como o processo/prática é aplicado:

Após divulgação do processo seletivo e triagem de candidatos, os selecionados são convidados a encaminhar um vídeo de apresentação de até 3 minutos, comentando sobre suas preferências, planos futuros, experiências relevantes para o cargo e expectativas com o Senac. Além disso, solicitamos que o candidato identifique dentro dos princípios do Senac e Elementos da Cultura, quais ele mais se identifica.


Nesse momento, os elementos são apresentados ao candidato, e é algo que permeia todo o processo. Após o envio do vídeo, as lideranças e colegas envolvidos com o processo seletivo, avaliam e o RH convida para o processo seletivo via web.


Caso o candidato seja um docente, iniciamos com uma mini aula de 20 minutos e finalizamos com uma entrevista individual. O fechamento da entrevista ocorre após consenso das partes, geralmente são convidados pares da equipe para participar do processo seletivo e apoiar na tomada de decisão.


Após a seleção do candidato e finalização dos tramites necessários de admissão, o selecionado é convidado a participar da integração via web, onde apresentamos as principais informações do Senac RS, do Senac EAD, das práticas e atividades, orientações do ponto, apresentação dos núcleos e demais informações que proporcionam para o novo colaborador uma visão sistêmica do todo.


Por fim, ele é conduzido a sua liderança imediata para receber as principais informações, orientações, processos necessários para execução de suas atividades.


Resultados alcançados (quantitativos /qualitativos):

Após o recebimento do vídeo, com uma prévia do candidato, a entrevista é direcionada e conseguimos extrair mais informações do candidato. Com esses insumos, é possível identificar alguns pontos, conforme segue: preparação, comportamento, comunicação e apresentação no vídeo.


Ao apresentar os elementos da cultura e princípios do Senac RS, possibilitamos aos candidato refletir se os seus princípios estão alinhados ao do Senac e ao escolher o princípio e elemento que mais se identifica, também nos demonstra um pouco mais do seu perfil devido a justificativa utilizada.


A integração com conteúdos pautados pelos elementos da cultura, procura vincular as informações e fazer com que o colaborador vivencie os elementos, entenda, conheça e fortaleça a cultura.

Além disso, esse formato do processo, possibilitou darmos continuidade aos processos seletivos, com otimização do tempo e deslocamentos dos envolvidos no processo.


Aprendizado/ Inovação:

Com o atual cenário, voltamos nosso olhar para os candidatos, no sentido de preservar a saúde física e financeira, pois há muitas pessoas desempregadas. Com isso, entendemos que alguns poderiam ter dificuldades no custeio de deslocamento, bem como pela necessidade de distanciamento social, para evitar a proliferação do vírus.


Sendo assim, migramos para o formato virtual o processo seletivo, que anteriormente era realizado presencialmente, com entrevista coletiva, dinâmica de grupo e posteriormente entrevista individual e redação. O objetivo era otimizar o tempo, tanto o nosso, quanto o do candidato. Muitas vezes o processo seletivo tinha mais de uma etapa, o que fazia os candidatos se deslocarem e terem custos para participarem do processo.


De forma virtual e com um vídeo de apresentação, conseguimos poupar o tempo dos candidatos e otimizar o processo. Assim, somente os três candidatos mais avaliados são convidados a comparecer na escola para realização da redação, etapa obrigatória do processo seletivo. Algumas incertezas surgiram, até mesmo pelo costume com o presencial, mas conseguimos nos adaptar a plataforma já utilizada no Senac EAD e conduzir o processo tranquilamente.


Como o processo se tornou totalmente virtual, os convites para entrevista e envio dos vídeos foram realizados via e-mail, onde foi dado um prazo para que os candidatos pudessem enviar os vídeos de apresentação. Outra questão que nos gerou preocupação, foi quanto a conexão de internet dos candidatos, mas felizmente mesmo com alguns problemas técnicos, todos os candidatos foram entrevistados e puderam ser avaliados igualmente.


A aprendizagem se deu desde a adaptação de todo grupo gestor e da área de Recursos Humanos, em transformar as dinâmicas de grupo e a entrevista coletiva (primeiro contato com o candidato) em um vídeo que pudesse nos trazer uma ideia do perfil do candidato. Aliado a isso, o candidato deveria buscar uma identificação do seu perfil, com os elementos da cultura e dos nossos princípios e apresentar no vídeo.

A proposta foi ter uma breve apresentação, gostos, hobbies, interesses e motivações, assim como uma experiência que ele considerasse relevante para função a qual se candidatou, e com isso, conseguimos avaliar o perfil e aprofundar as perguntas na entrevista web. As miniaulas dos processos seletivos para o cargo de orientadores de educação profissional, também aconteciam na escola de forma presencial. Entendemos que o fato de o tutor já ter um contato com a plataforma onde irá realizar suas atividades, seria bastante assertivo e construtivo.

A integração onde realizamos um tour com os colaboradores, apresentamos os setores e núcleos foi reformulada com a apresentação via web dos andares, visão sistêmica sobre os setores, apresentação das principais atividades de cada setor e de toda estrutura, processos e informações pertinentes para o novo colaborador ingressar no Senac EAD. Por fim, as lideranças imediatas dos colaboradores têm a oportunidade de fornecer maiores informações sobre a atividade, processos e ambiente virtual.

Por sermos uma escola EAD, é muito importante essa adaptação dos processos, visto que ensinamos a distância, por que não contratar a distância?!

Com isso, finalizamos o processo enviando uma pesquisa de satisfação para os contratados no período, de forma virtual, e obtemos as seguintes respostas:

"Após o primeiro mês de trabalho, sinto-me como se já fizesse parte do time há anos! Fui muito bem acolhido por todos os colegas, funcionários e gestores. A receptividade (por ter sido feita de forma virtual devido ao atual cenário) foi incrível, pois percebi a importância que os colegas dão quando existem novos colaboradores. Isso ficou muito claro! De todos os locais em que já trabalhei como estagiário ou efetivo, o SENAC foi o local onde fui muito bem recebido"

"Tem sido incrível, colegas muito atenciosos, generosos em relação ao conhecimento, o suporte que o Senac dá para que possamos realizar um bom trabalho é um diferencial."

"Eu estou muito feliz em ter a oportunidade de trabalhar em uma instituição tão grande, bem organizada, com ideais, com o pensamento no bem do colaborador desde o início. Sem dúvida, é uma honra poder vestir a camisa do Senac EAD e representar toda a Fecomércio. O processo foi maravilhoso, com muita atenção de todos e carinho de todos os lados."

"Minha experiência está sendo ótima, ainda que a distância, fui muito acolhida pela equipe e pelos demais setores da escola."

"Achei que foi muito importante o processo seletivo a distância devido a pandemia. Foi surreal pois nunca tinha feito um processo seletivo assim foi muito válido e uma excelente experiência positiva."

“Eu acho, que apesar de ter sido ""puxado"", foi um processo inovador, uma vez que foi totalmente on-line e não “perde em nada” para aqueles processos que são presenciais. Em relação integração, hoje eu consigo, mesmo distante fisicamente dos colegas, me sentir integrada na empresa."




29 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Aluno VIP

bottom of page