Como o processo/prática é aplicado:
Após divulgação do processo seletivo e triagem de candidatos, os selecionados são convidados a encaminhar um vídeo de apresentação de até 3 minutos, comentando sobre suas preferências, planos futuros, experiências relevantes para o cargo e expectativas com o Senac. Além disso, solicitamos que o candidato identifique dentro dos princípios do Senac e Elementos da Cultura, quais ele mais se identifica.
Nesse momento, os elementos são apresentados ao candidato, e é algo que permeia todo o processo. Após o envio do vídeo, as lideranças e colegas envolvidos com o processo seletivo, avaliam e o RH convida para o processo seletivo via web.
Caso o candidato seja um docente, iniciamos com uma mini aula de 20 minutos e finalizamos com uma entrevista individual. O fechamento da entrevista ocorre após consenso das partes, geralmente são convidados pares da equipe para participar do processo seletivo e apoiar na tomada de decisão.
Após a seleção do candidato e finalização dos tramites necessários de admissão, o selecionado é convidado a participar da integração via web, onde apresentamos as principais informações do Senac RS, do Senac EAD, das práticas e atividades, orientações do ponto, apresentação dos núcleos e demais informações que proporcionam para o novo colaborador uma visão sistêmica do todo.
Por fim, ele é conduzido a sua liderança imediata para receber as principais informações, orientações, processos necessários para execução de suas atividades.
Resultados alcançados (quantitativos /qualitativos):
Após o recebimento do vídeo, com uma prévia do candidato, a entrevista é direcionada e conseguimos extrair mais informações do candidato. Com esses insumos, é possível identificar alguns pontos, conforme segue: preparação, comportamento, comunicação e apresentação no vídeo.
Ao apresentar os elementos da cultura e princípios do Senac RS, possibilitamos aos candidato refletir se os seus princípios estão alinhados ao do Senac e ao escolher o princípio e elemento que mais se identifica, também nos demonstra um pouco mais do seu perfil devido a justificativa utilizada.
A integração com conteúdos pautados pelos elementos da cultura, procura vincular as informações e fazer com que o colaborador vivencie os elementos, entenda, conheça e fortaleça a cultura.
Além disso, esse formato do processo, possibilitou darmos continuidade aos processos seletivos, com otimização do tempo e deslocamentos dos envolvidos no processo.
Aprendizado/ Inovação:
Com o atual cenário, voltamos nosso olhar para os candidatos, no sentido de preservar a saúde física e financeira, pois há muitas pessoas desempregadas. Com isso, entendemos que alguns poderiam ter dificuldades no custeio de deslocamento, bem como pela necessidade de distanciamento social, para evitar a proliferação do vírus.
Sendo assim, migramos para o formato virtual o processo seletivo, que anteriormente era realizado presencialmente, com entrevista coletiva, dinâmica de grupo e posteriormente entrevista individual e redação. O objetivo era otimizar o tempo, tanto o nosso, quanto o do candidato. Muitas vezes o processo seletivo tinha mais de uma etapa, o que fazia os candidatos se deslocarem e terem custos para participarem do processo.
De forma virtual e com um vídeo de apresentação, conseguimos poupar o tempo dos candidatos e otimizar o processo. Assim, somente os três candidatos mais avaliados são convidados a comparecer na escola para realização da redação, etapa obrigatória do processo seletivo. Algumas incertezas surgiram, até mesmo pelo costume com o presencial, mas conseguimos nos adaptar a plataforma já utilizada no Senac EAD e conduzir o processo tranquilamente.
Como o processo se tornou totalmente virtual, os convites para entrevista e envio dos vídeos foram realizados via e-mail, onde foi dado um prazo para que os candidatos pudessem enviar os vídeos de apresentação. Outra questão que nos gerou preocupação, foi quanto a conexão de internet dos candidatos, mas felizmente mesmo com alguns problemas técnicos, todos os candidatos foram entrevistados e puderam ser avaliados igualmente.
A aprendizagem se deu desde a adaptação de todo grupo gestor e da área de Recursos Humanos, em transformar as dinâmicas de grupo e a entrevista coletiva (primeiro contato com o candidato) em um vídeo que pudesse nos trazer uma ideia do perfil do candidato. Aliado a isso, o candidato deveria buscar uma identificação do seu perfil, com os elementos da cultura e dos nossos princípios e apresentar no vídeo.
A proposta foi ter uma breve apresentação, gostos, hobbies, interesses e motivações, assim como uma experiência que ele considerasse relevante para função a qual se candidatou, e com isso, conseguimos avaliar o perfil e aprofundar as perguntas na entrevista web. As miniaulas dos processos seletivos para o cargo de orientadores de educação profissional, também aconteciam na escola de forma presencial. Entendemos que o fato de o tutor já ter um contato com a plataforma onde irá realizar suas atividades, seria bastante assertivo e construtivo.
A integração onde realizamos um tour com os colaboradores, apresentamos os setores e núcleos foi reformulada com a apresentação via web dos andares, visão sistêmica sobre os setores, apresentação das principais atividades de cada setor e de toda estrutura, processos e informações pertinentes para o novo colaborador ingressar no Senac EAD. Por fim, as lideranças imediatas dos colaboradores têm a oportunidade de fornecer maiores informações sobre a atividade, processos e ambiente virtual.
Por sermos uma escola EAD, é muito importante essa adaptação dos processos, visto que ensinamos a distância, por que não contratar a distância?!
Com isso, finalizamos o processo enviando uma pesquisa de satisfação para os contratados no período, de forma virtual, e obtemos as seguintes respostas:
"Após o primeiro mês de trabalho, sinto-me como se já fizesse parte do time há anos! Fui muito bem acolhido por todos os colegas, funcionários e gestores. A receptividade (por ter sido feita de forma virtual devido ao atual cenário) foi incrível, pois percebi a importância que os colegas dão quando existem novos colaboradores. Isso ficou muito claro! De todos os locais em que já trabalhei como estagiário ou efetivo, o SENAC foi o local onde fui muito bem recebido"
"Tem sido incrível, colegas muito atenciosos, generosos em relação ao conhecimento, o suporte que o Senac dá para que possamos realizar um bom trabalho é um diferencial."
"Eu estou muito feliz em ter a oportunidade de trabalhar em uma instituição tão grande, bem organizada, com ideais, com o pensamento no bem do colaborador desde o início. Sem dúvida, é uma honra poder vestir a camisa do Senac EAD e representar toda a Fecomércio. O processo foi maravilhoso, com muita atenção de todos e carinho de todos os lados."
"Minha experiência está sendo ótima, ainda que a distância, fui muito acolhida pela equipe e pelos demais setores da escola."
"Achei que foi muito importante o processo seletivo a distância devido a pandemia. Foi surreal pois nunca tinha feito um processo seletivo assim foi muito válido e uma excelente experiência positiva."
“Eu acho, que apesar de ter sido ""puxado"", foi um processo inovador, uma vez que foi totalmente on-line e não “perde em nada” para aqueles processos que são presenciais. Em relação integração, hoje eu consigo, mesmo distante fisicamente dos colegas, me sentir integrada na empresa."
Comentarios