Buscar

Dia de Estudos

Como o processo/prática é aplicado:

De 15 em 15 dias, um membro da equipe escolhe um tema e compartilha com os colegas. Cada um estuda e escolhe uma forma de contribuir. Na data marcada, o colega "relator" faz a sua apresentação do tema, e na sequência, os demais apresentam suas contribuições. É uma forma de estarmos sempre estudando e compartilhando informações sobre assuntos relevantes do Núcleo Jurídico.

 

Resultados alcançados (quantitativos /qualitativos):

Ganhamos em qualidade da equipe, que está sempre em busca de mais conhecimento e ampliando sua capacidade de pesquisa. Consequentemente, os temas transformam-se em trabalhos e ações para a entidade.


Transitamos por uma grande diversidade de temas, como por exemplo a Lei Geral de proteção de dados (LGPD), extremamente atual e relevante. Assunto que mereceu posteriormente podcast realizado pela entidade.


Ainda, assuntos como a reforma tributária e a lei de liberdade econômica ao iniciarem dentro do grupo de estudos, tomaram grandes proporções em outros fóruns, ações e debates, pois geram subsídios para discussões em conselhos, comissões e Diretoria da Casa. A lei de liberdade econômica se transformou em sugestões aos candidatos durante o período eleitoral.


 

Aprendizado/ Inovação:

Aprendemos a nos aperfeiçoar no processo de pesquisa, desenvolvendo a capacidade de sempre ir além daquilo que nos é proposto. Além disso, também é uma forma de treinar a fala em apresentações.

 

Com a pandemia, foi necessário adaptar-se. Nossas reuniões têm sido virtuais, fazendo com que nos esforcemos ainda mais para captar o interesse dos colegas no assunto, sendo mais criativos na forma de apresentar para tentar nos aproximar do colega, mesmo que virtualmente, mantendo a conexão da equipe.


Cada vez mais, os colegas são estimulados a pensar de forma inovadora, ampliando sua capacidade de criatividade e proatividade, mesmo dentro do mundo do Direito, que costuma ser bastante conservador. É um grande desafio!




40 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo