top of page
Buscar

Times de Excelência

Planejamento: Os Times de Excelência foram criados no início de 2020 para potencializar as ações de cada área, aproveitando a diversidade de conhecimentos e visões, tanto internas como externas de cada negócio. Os times são mistos, ou seja, os participantes são de áreas diferentes para que possam contribuir não somente com sugestões de ações, como na execução das mesmas.


Execução: Para tornar nossas reuniões de trabalho mais produtivas, antecipando necessidades e ações, identificamos que precisávamos reinventar nossas reuniões (também consideramos uma ação de Adaptabilidade da pandemia), visto que não podíamos nos reunir presencialmente e precisávamos manter o time integrado e pensando em ações de continuidade dos serviços, readequação de atendimentos conforme demandas de um cenário desafiador, e otimizando este período para planejar a retomada das atividades e serviços para obtermos maior assertividade. Dividimos os participantes de forma mista, para cada grupo de serviços. Exemplo conforme anexos. As reuniões, primeiramente eram via zoom, e após retomada das atividades presenciais, nos reuníamos na Unidade. Os times desmembravam suas ideias em planos de ação (5W), sendo os mesmos revisitados continuamente e os status verificados e atualizados.


Checagem: Nas reuniões trimestrais da UO os status dos planos são disseminados e revisados com a toda a equipe da unidade, podendo ainda ter mais entradas e/ou colaborações, bem como verificação de status das ações.


Aprendizado: Girando o PDCL para revisarmos a importância e impacto da prática, além da alteração dos participantes entre os grupos, por afinidade e possibilidade de contribuições, os times de trabalho também passaram a se chamar “Times de Excelência”. O nome da nossa prática surgiu juntamente com a mudança na nomenclatura da função “multiplicador de excelência”, alinhados ao Sistema de Gestão. Esta prática é de suma importância para a unidade, devido a sua capilaridade e abrangência de atuação, pois toda a equipe é envolvida, além de trabalhar continuamente a empatia, visto que podemos sugerir ações para outras áreas, que neste momento oportuno, se torna mais aceito. Ex.: ASGs fazem parte do Time de Excelência Socioambiental. Nas últimas Análises Críticas da unidade, esta prática é um plano de ação global, pois contempla ações de mitigação de riscos pois é voltada para o atendimento e cumprimento das metas de indicadores estratégicos. Em 2022 passou por um novo ciclo de aprendizado: identificação dos fundamentos em cada ação.


RESPONSÁVEL PELA PRÁTICA: Sesc Venâncio Aires

E-MAIL: aweber@sesc-rs.com.br





Times de Excelência
.xlsx
Download XLSX • 16.33MB



16 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page