top of page
Buscar

Tomada de decisão pedagógica baseada em dados

No Ensino Médio Senac RS a inovação está presente desde a construção do Plano de Curso e a Proposta Política Pedagógica, que tem como pilares o uso de tecnologias e metodologias que estimulam a busca por soluções em problemas existentes e complexos.


O Senac-RS adotou o Microsoft Teams como plataforma principal para suas aulas remotas no Ensino Médio desde março de 2020. As ferramentas Microsoft dão, ao usuário Administrador, diversos dados sobre seus usuários, tais como:


- Leituras dos logs de acesso para verificar se os alunos estão acessando nos horários corretos de aula;


- Verificação dos equipamentos que os alunos estão acessando o Microsoft Teams para garantir a melhor experiência de usuário e melhores entregas pelos alunos


- Olhar a quantidade de engajamento, participação dos alunos e quais os meios de interações para verificar quais meios têm se mostrado mais relevantes aos usuários,


- Relatórios detalhados das entregas dos alunos para controle das atividades e presenças.


Pensando no Aprendizado Organizacional e Inovação, por meio das análises desses dados compartilhados pelo Consultor Técnico do Teams, compreendemos que as informações deveriam ser levadas para as reuniões de planejamento da Escola, como apoio para tomada de decisão dentro e fora da sala de aula. Essa leitura de dados, tem sido muito presente no dia a dia do Ensino Médio, subsidiando as tomadas de decisões pedagógicas das escolas Senac Caxias do Sul, Gestão & Negócios, Santa Cruz do Sul e São Leopoldo.


O Ensino Médio Senac compartilhou com a Microsoft Brasil a sua história sobre o uso de dados do Microsoft Teams para a personalização da aprendizagem. A história gerou uma publicação no blog Microsoft Educação, que traz diversas notícias, artigos e cases para pessoas que utilizam ferramentas de tecnologias na educação ou para quem quer buscar novas possibilidades para a sala de aula.


Confira nossa história "Personalização do ensino remoto por meio do Microsoft Teams":


NOME DO RESPONSÁVEL PELO ENVIO: Antonia Neves / Gilmar Barcarol

E-MAIL: arneves@senacrs.com.br






28 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page