top of page
Buscar

Workshop de Gestão – Sesc Montenegro

ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico


Com o objetivo de determinar o posicionamento estratégico do Sesc Montenegro; direcionar suas ações e maximizar o desempenho dos resultados com a participação efetiva dos colaboradores de uma forma organizada e sistemática, em 2019 criou-se o Workshop de Gestão do Sesc Montenegro.


Este Workshop foi planejado para ser um momento onde a equipe se reúne para analisar cenário e riscos; necessidades das partes interessadas e redes de apoio; e projetar os resultados esperados através da construção do Mapa Tático e de um Plano de Melhorias Macro do Sesc Montenegro: SMART. O Workshop acontece anualmente com a revisão do Sistema de Gestão SESC.


A prática foi implantada em maio de 2019 com a realização do 1º Workshop de Gestão do Sesc Montenegro com toda a equipe. O Workshop é conduzido pela gerência e Multiplicador da Excelência que apresentam as ferramentas de gestão trabalhadas e esclarecem as dúvidas da equipe.


A partir destas ferramentas cada área se manifesta trazendo a sua realidade e a sua contribuição no direcionamento das ações da UO no Mapa Tático e no Plano de Melhorias SMART. O Workshop foi realizado com a equipe alinhando as informações e cruzando as ferramentas de gestão possibilitando um diagnóstico detalhado sobre a situação atual da UO.


A partir desta análise, foi possível a equipe projetar e direcionar as ações visando maximizar o desempenho dos resultados. Com a troca de informações e alinhamento entre as áreas, as ações foram mais objetivas e assertivas.


Em 2019: o planejamento do Workshop de Gestão surgiu da necessidade de alinhar as ferramentas de gestão com a participação ativa e efetiva da equipe de trabalho para melhoria do Plano de Ação do SESC Montenegro, que anteriormente acontecia de forma isolada com cada ferramenta.


Em 2020: o Workshop foi realizado em 2 momentos durante o ano; em abril analisando um novo e desafiador cenário de Pandemia; e em setembro onde surgiu a necessidade de projetar ações para a retomada das atividades no pós-pandemia.


Em 2021: o Workshop aconteceu virtualmente com a participação de toda equipe na construção do Sistema de Gestão. A equipe se adaptou e a distância física não impediu que pudessem se reunir, analisar e projetar ações e melhorias de forma ágil e assertiva.


O Workshop de Gestão do SESC Montenegro apresentou: um melhor entendimento / compreensão da equipe em relação a conceitos e ferramentas de Gestão; análises de cenário e riscos mais realista e verdadeira; melhor levantamento das necessidades das partes interessadas e redes de apoio; ações mais assertivas; e engajamento da equipe em colocar na prática as ações definidas.


Indicadores de Desempenho:

- % de Satisfação dos Colaboradores:

2020: 96%

2021: 99%


- Satisfação dos Clientes (NPS):

2020: 97,05%

2021: 97,48%


- % Atingimento da Receita de Serviços:

2020: 99,22%

2021: 147,83%


- Resultado Operacional Mercado:

2020: -R$1.073.129,00

2021: -R$449.536,85





26 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page