top of page
Buscar

Painel de Stakeholders

DESCRIÇÃO DA PRÁTICA


P (Plan) – Planejar: Com o objetivo de atender as necessidades e expectativas dos Fornecedores do SESC Montenegro, em 2016 implantamos o Encontro de Fornecedores. Neste Encontro o SESC promovia um momento de escuta e troca com todos os fornecedores dos serviços oferecidos pela Unidade. Em 2017, sentiu-se a necessidade de ampliar o público para melhor atender os fornecedores e parceiros das atividades realizadas pelo SESC Montenegro; assim o encontro passou a ser Encontro de Fornecedores e Parceiros do SESC Montenegro. E em 2018, a ampliação do público se fez mais uma vez necessária com o Encontro de Fornecedores, Parceiros e Comunidade com a participação de clientes e comunidade do entorno.

Após 3 ciclos do Encontro de Fornecedores, a Unidade entendeu esta prática como uma oportunidade de promover melhorias e implantar inovações nos serviços oferecidos pelo SESC Montenegro. E foi neste momento, em 2019 que se criou o PAINEL DE STAKEHOLDERS. Este PAINEL foi planejado com intuito de reunir as partes interessadas e redes de apoio do SESC Montenegro para promover um momento onde às mesmas possam se manifestar com suas necessidades, expectativas e sugestões a partir de questionamentos como: “O que o SESC pode fazer por você?”. O Painel acontece anualmente com a participação de públicos diferentes a cada edição.


D (Do) – Fazer: A prática foi implantada em novembro de 2019 com a realização do 1º Painel de Stakeholders do SESC Montenegro com a participação das partes interessadas e redes de apoio. O Painel é organizado pela Direção e Multiplicador da Excelência com o suporte do NUGE na condução das atividades. No primeiro Painel foi utilizada a metodologia de Hackathon, uma dinâmica competitiva, com local e duração predeterminados, muito usada em empresas para aguçar a criatividade de uma maneira mais desafiadora e divertida. A partir desta dinâmica os participantes se manifestam trazendo o seu olhar sobre o SESC e a sua contribuição e sugestões inovadoras para os serviços do SESC.


C (Check) – Avaliar: O Painel foi realizado com as partes interessadas e rede de apoio levantando as sugestões de cada participante e trazendo para a Direção e Multiplicador da Excelência possíveis ações na gestão sob a perspectiva de um olhar externo. Todo este material de saída do Painel é avaliado pela equipe do SESC Montenegro nas reuniões de planejamento para verificação da possibilidade de implantação das ações sugeridas e a oportunidade de promover inovações nos serviços. Com a troca de informações e alinhamento deste material entre as áreas, muitas ações foram implantadas e inseridas no Plano de Melhorias do SESC Montenegro (SMART).


L (Learn) – Aprender: Em 2019: o planejamento do Painel de Stakeholders surgiu da necessidade de atender melhor as expectativas das partes interessadas e redes de apoio com um momento de escuta onde os mesmos pudessem se manifestar com sugestões e novas possibilidades para os serviços oferecidos pelo SESC Montenegro. Em 2020: com um novo cenário, o Painel foi realizado virtualmente devido a pandemia (Covid-19). Nesta edição o Painel além de promover um momento de ideias e sugestões, prestou contas a comunidade das ações sugeridas na edição anterior e quais foram implantadas. Em 2021: o Painel voltou ao formato presencial e mais uma vez promoveu um ambiente de discussões sobre o que o SESC pode fazer pela comunidade. A partir deste Painel, foi identificado como uma das saídas à necessidade de realizar e oferecer serviços para o público adolescente. Desta forma, em 2022: foi realizado, no mês de abril, um Painel específico para o público adolescente convidando duas escolas do município (uma privada e uma pública) para promover o momento de escuta com estes possíveis clientes; este Painel foi denominado Conect TEEN. Com o excelente resultado desta ação, o SESC Montenegro entendeu que todos os públicos de diferente faixa etária precisavam ser ouvidos. Desta forma em novembro foram realizadas mais duas edições do Painel: Conect Sênior com o público idoso e o Conect Kids com o público infantil.


RESULTADOS

A prática Painel de Stakeholders apresentou um grande impacto quantitativo nos indicadores % Margem de Contribuição do Mercado e % Atingimento de Receitas, visto que a partir das saídas do Painel foram implantadas sugestões trazidas pelas partes interessadas e redes de apoio que tiveram boa aceitação pela comunidade e clientes. Além disso, o indicador Produção do PCG obteve ótimos resultados a partir da implantação das ideias trazidas pelos clientes para a Formação Esportiva. O referencial comparativo utilizado no SESC Montenegro para estes indicadores é o SESC Farroupilha.


Indicadores:

% Margem de Contribuição do Mercado

2022 – 19,36% (até outubro)

2021 – 11,98%


% Atingimento de Receitas

2022 – 80,24% (até outubro)

2021 – 139,31%


Produção do PCG

2022 – 9.089 (até outubro)

2021 – 6.080


BENCHMARKING

A partir de um Painel de inovação realizado pela Unimed Vale do Caí onde o SESC Montenegro foi convidado a participar em 2018, surgiu a ideia de implantação de uma prática que tivesse o objetivo de atender as necessidades e expectativas das partes interessadas e redes de apoio da Unidade. O Painel de Stakeholders teve como inspiração a ação da Unimed, porém com um formato totalmente diferenciado e voltado para as necessidades do SESC Montenegro.


RESPONSÁVEL: Sesc Montenegro

E-mail:







2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Aluno VIP

Comments


bottom of page