top of page
Buscar

Projeto Social de capacitação para inclusão no Mercado de Trabalho - Centro Convívio Meninos do Mar


ODS 4: Educação de Qualidade


4.3 Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade

4.4 Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.


De 2010 até os dias atuais, a Prática foi planejada e desenvolvida pelo Senac Rio Grande em parceria com o CCMAR – Centro de Convívio Meninos do Mar/ FURG. Teve seu início desde implantação do projeto da Universidade Federal do Rio Grande em nosso município, há aproximadamente 11 anos. Esta parceria vem sendo renovada e aditivada através da sua formalização por um Acordo de cooperação entre as partes, numeração atual 514/2018.


O Senac Rio Grande em parceria com a FURG na intenção de produção de conhecimento, relação com a sociedade e na ampla experiência teórico e prática se uniram para implantação do programa voltado ao atendimento das demandas da nossa região, em especial proporcionando ações de cunho sócio profissional voltadas a inclusão social e produtiva para comunidades de baixa renda.


Através da identificação das necessidades da comunidade local, passamos a oportunizar aprendizado, ofício e profissionalização de jovens de 14 a 17 anos em situação de vulnerabilidade sócio econômica realizando programas de formação relacionados a contemporaneidade do mundo do trabalho. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento das competências pessoais, sociais e produtivas através de processos de formação desenvolvidos por oficinas, projetos e cursos de formação continuada - FIC ofertados pelo SENAC dentro do CCMAR.


Os jovens são selecionados através de ampla divulgação das vagas a comunidade pelo CCMAR. A divulgação orienta os critérios necessários e documentação que deve ser apresentada para matricula, comprovando os requisitos para participação do programa e vinculação com o Senac Rio Grande.


O projeto é pensado e planejado anualmente através do POP da escola, levando em consideração o número de turmas, alunos atendidos da comunidade, materiais didáticos e docentes custeados pela nossa instituição, dentro do programa de gratuidade.


A meta a ser atingida pela escola desde o início do programa é de: Atingirmos o percentual de horas investidas em programas de gratuidade, entregarmos educação profissional de qualidade e atendermos os pilares da nossa política de qualidade através do atendimento aos requisitos das partes interessadas e de nossa gestão sustentável educando para autonomia, empregabilidade e orientação para o mercado, visando a inclusão e diminuição das vulnerabilidades sociais.


A prática foi implementada através do acordo de cooperação já mencionado acima (514/2018) onde firma-se o compromisso com a parte interessada (CCMAR/FURG) do atendimento aos jovens através de oficinas e cursos teóricos práticos contando com a disponibilização de docentes, recursos e materiais didáticos oferecidos por parte do Senac Rio Grande.


Utilizamos a estrutura física do CCMAR / FURG para oferta de aproximadamente 80 vagas nos cursos que acontecem em duas etapas por ano, de forma semestral. Alguns dos principais cursos que vem sendo ofertados através desta parceria são: Técnicas de Panificação e Confeitaria e Técnicas do Serviços de Assistente Administrativo, Técnicas do Serviço de Assistente de Recursos Humanos, Técnicas de manicure e Pedicure e Informática fundamental.


Os cursos têm uma carga horária de 160 horas e certificam os alunos para desempenho das atividades profissionais no mercado de trabalho após a sua conclusão. Os alunos são mantidos no curso de forma gratuita e recebem alimentação (almoço e lanche da tarde) e transporte através do CCMAR e outros parceiros, recebendo assim a educação profissionalizante de forma totalmente gratuita por parte de nossas instituições.


O monitoramento da execução da prática pelo Senac se dá através do controle dos diários de classe realizados pelos docentes / instrutores vinculados ao Senac Rio Grande, pela disponibilização da carga horária em gratuidade e também através das pesquisas de satisfação do cliente realizadas nas turmas. Além disto o número de alunos em formação é acompanhado através do indicador de permanência e % de concluintes. Além disso, o parceiro CCMAR/FURG, mantem equipe de assistentes sociais em busca ativa para alunos em potencial de evasão, bem como acompanhamento social e psicológico para todos alunos.


A análise do que foi planejado e executado se dá através do próprio acompanhamento do ICG e do POP, pois conforme já mencionado o planejamento das turmas acontecem dentro das etapas de planejamento para horas de gratuidade do ano seguinte. Além disso, reuniões semestrais avaliam desde o desempenho dos estudantes, professores, até a aderência das formações executadas a necessidade produtiva da região.


Como exemplo de flexibilidade e adaptação, citamos os ajustes realizados durante a pandemia, onde ajustamos os programas ofertados para atender as demandas dos hospitais da cidade (citaremos abaixo mais informações);


Os diários de classe, certificação, pesquisas de satisfação comprovam a efetividade da formação ao jovem.


Existem fotos e registros de reportagens que comprovam o atingimento dos objetivos e metas, conforme os links citados abaixo:


Evidencia 01:

https://www.olitoraneo.com.br/noticia/2953/

FonteO Litorâneo ; Prefeitura, FURG e Senac irão ofertar curso de “Costura Criativa” para mulheres rio-grandinas

As vagas para o curso são limitadas e as inscrições já podem ser realizadas diretamente no CCMar.


Evidencia 2:


Em 2020 com entrada da pandemia no cenário mundial também o nosso projeto social precisou ser ágil, adaptável e proativo com o que estava acontecendo no momento. Os alunos dependentes da formação tiveram que retornar as suas casas em função da pandemia e do isolamento, desta forma o amplo espaço voltado para o aprendizado do CCMAR passou a ficar vazio e nossas turmas interrompidas até o retorno. Com isto como uma solução sustentável e no intuito de manter nosso compromisso com nossas partes interessadas encontramos formas e alternativas de permanecer ativos através do projeto atendendo a comunidade, retroalimentando nosso sistema de gestão sustentável.


Foi assim que realizando uma parceria com a prefeitura integrada ao projeto CCMAR, participamos de uma nova etapa deste projeto em que uma instrutora costureira cedida pelo Senac passou a capacitar e orientar voluntárias para confecção de enxovais para profissionais e pacientes da COVID 19 do Hospital Universitário. Foram milhares de máscaras e enxovais hospitalares produzidos e entregues através desta ação que chegou a veicular na mídia, conforme link informado.

A partir daí mais uma parceria se formou Prefeitura Municipal, Senac e CCMAR oportunizando em 2021 mais uma turma dentro do programa de gratuidade que formou alunas em um Projeto de Costura Criativa, onde o tecido arrecadado pelo município em campanhas do agasalho que não pode ser doado pelas condições foi reaproveitado para customização de roupas e máscaras que pudessem ser aproveitados pela sociedade.


Ao longo destes últimos dez anos de parceria entre as turmas citadas ofertadas anualmente pelo SENAC junto ao CCMAR formamos mais de 800 alunos. São jovens que tiveram oportunidade de aprendizado voltado a profissionalização e muitos de encaminhamento profissional para o mercado de trabalho.


O programa gera valor para comunidade, para os parceiros que fazem parte deste projeto que interliga através do belo trabalho comunitário, várias partes interessadas como nossa Prefeitura e a própria Marinha do Brasil também atuante junto ao CCMAR, além disso, ajuda na diminuição da pobreza, com educação de qualidade e reduz as desigualdades sociais, por isso ele está alinhado ao Pacto Global da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


% Satisfação do cliente em 2020 89,88% e até09/2021 93,48%

Custo Aluno Hora PSG em 2020 R$4,94 e até 09/ 2021 R$4,82

% Índice de permanência em 2020 81,14% e até 09/2021 107,07%






11 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Aluno VIP

bottom of page